homepage

Clube dos produtores comemora resultado no Piauí

De 14 de agosto de 2015 Sem comentários

clubedosprodutores

Quatro anos após chegar ao Piauí, o Hiper Bompreço, por meio do Clube dos Produtores, seu projeto permanente de apoio à produção, qualificação e comercialização de alimentos de pequenos e médios produtores, comemora o crescimento e a expansão da Casa Apis, cooperativa produtora de mel orgânico. Voltada inicialmente para o mercado externo, a meta da cooperativa agora é vender 13% no mercado interno.

Desde 2011, o mel orgânico produzido pelos apicultores da cooperativa, passou a ser vendido em todos os hipermercados da rede nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, além das lojas Bompreço e TodoDia no Nordeste. Isso deu um salto na produtividade da empresa que agora produz, em média, 1300 toneladas de mel por ano.

“O objetivo para os próximos anos é concluir toda a automatização do processo produtivo para dobrar a capacidade de processamento”, afirmou Wellington Dantas, gerente comercial da Casa Apis. “Isso, associado à ampliação do trabalho de promotores deve tornar a marca mais conhecida no mercado interno.”

Wellington explica que ainda é baixo o consumo de mel no país e que a demanda do mercado exterior é muito grande. “Essa parceria com o Clube dos Produtores está permitindo que a gente consiga deixar mais produto no país.”

Com a parceria com o Bompreço, o produto ganhou às gôndolas não só das lojas da rede no Piauí (Bompreço e Hiper Bompreço) mas dos demais estados do Nordeste, gerando mais emprego e renda para os cooperados.

O Clube no Piauí

O Clube dos Produtores tem como objetivo dar acesso aos pequenos produtores ao grande varejo por meio das lojas do Walmart Brasil, que no Piauí atua, hoje, através das bandeiras Hiper Bompreço (2 unidades), Bompreço (1 unidade) e Maxxi Atacado (1 unidade). A Central de Cooperativas Apícolas, Casa Apis, é o principal parceiro do Clube no Estado. A Casa Apis é uma organização vinculada ao programa Brasil Sem Miséria do governo federal, apoiado oficialmente pelo Walmart Brasil desde 2011. O empreendimento é formado por cinco cooperativas de pequenos produtores de mel, que somam 850 famílias – 51 lideradas por mulheres -, e adotam os princípios da autogestão compartilhada, com participação de todos os cooperados. A produção do mel está espalhada por 40 municípios, entre eles Pimenteiras, Valença, Acauã e Ipiranga.