homepage

Complexo Fispal Nordeste favorece parcerias e traz inovação para Pernambuco

De 13 de novembro de 2015 novembro 17th, 2015 Sem comentários

fiscal-01

A 13ª edição do complexo Fispal Nordeste, que conta com as feiras Fispal Tecnologia Nordeste e Fispal Food Service Nordeste, trouxe novo ânimo ao setor de alimentação fora do lar e à indústria de alimentos e bebidas da região, o evento terminou na sexta-feira e apresentou as principais novidades para esses dois importantes setores. A feira recebeu milhares de visitantes durante os quatro dias de realização, de mais de 362 cidades, um recorde em comparação à edição anterior. Para os expositores, o ano, mesmo com dificuldades, se mostrou positivo com o fechamento de muitos negócios e parcerias com a região Nordeste.

A Fispal Food Service Nordeste apresentou soluções em equipamentos e serviços para estabelecimentos comerciais de alimentação fora do lar.

Proprietário de uma empresa de biscoitos, Alexandre Batitê procurou e encontrou novas tecnologias para o ramo de panificação dentro da feira. “Consegui achar o que queria na área de panificação. Por conta do grande número de empresas presentes, a variedade ajudou nas minhas escolhas, ainda pretendo visitar a feira nos dias que restam para agregar mais conhecimento sobre os itens, produtos e novas tecnologias”.

Ricardo oliveira, diretor comercial da VemPlast, empresa especializada em materiais plásticos para restaurantes, foi um dos que saíram muito satisfeitos com as oportunidades geradas. “A movimentação este ano foi bastante positiva. Conseguimos fazer muitos negócios e zeramos todos os produtos do nosso estande”, contabilizou.

A pernambucana KiKoxxinha, empresa especializada em salgados, que veio pela primeira vez à feira, ficou surpresa com a movimentação. “Apresentamos aos visitantes vários modelos de negócios para quem quer começar no ramo. O cliente define sua estratégia de acordo com o capital que deseja investir e a receptividade foi a melhor possível”, revelou Adriano Brito, diretor da empresa.

Um dos grandes sucessos entre os visitantes este ano foram as máquinas automatizadas para produção de salgados e doces de festas, oferecidas pelas empresas Bralyx, Indiana e MCI. De coxinhas, a risoles, passando por brigadeiros, churros e até mesmo bolo de rolo, os estandes com demonstrações de preparo ficaram lotados com os interessados em começar seu próprio negócio. Renato Rodrigues, do departamento de vendas da MCI, elogiou a logística do evento, que resultou em vendas e prospecções bastante avançadas.

FOOD TRUCK – Fornecedores das mais diversas áreas atraíram muitos interessados em entrar no ramo de food trucks. Seja procurando máquinas de refrigeração de pequeno porte, carrinhos de picolés ou para paletas mexicanas, trailers personalizados, embalagens ou até mesmo produtos a serem comercializados, os visitantes buscaram oportunidades durante a feira. Prova disso foi a palestra com André Vita, do Na Rua Tem, que precisou dobrar a capacidade do auditório para caber os interessados. André ficou surpreso como a movimentação em busca desse segmento durante a feira. “Perdi as contas de quantas pessoas nos procuraram querendo começar aqui na feira. A procura e o retorno têm sido muito positivos”, pontuou.

PIZZA – Ronaldo Ayres, do Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Pizzas e Massas do Brasil – CTP, também atraiu o público que passou pelo Cecon com sua Escola da Pizza. As oficinas gratuitas tiveram dicas e aulas gratuitas para quem tivesse interesse na gestão de pizzarias. “Levamos inovações e técnicas novas de fermentação de uma massa, falamos sobre o desperdício que há dentro das pizzarias, de como se organizar dentro da sua cozinha, seja com aplicações do catupiry ou mozzarella. Nosso objetivo foi ajudar os visitantes a impulsionar seus negócios e se organizar dentro das limitações de cada um”, explica Ayres.

CICLO DE PALESTRAS – Outra atividade que aconteceu paralelamente à feira de negócios, foi um ciclo de palestras com temas atuais focados no setor de alimentação fora do lar como oportunidade de negócio. Uma delas com dicas de como lucrar e montar pontos de cafeterias, sorveterias, confeitarias e padarias, que foram ministradas pela Prática Fornos, MCI e Pan Cristal, além da Editora Max Foods, responsável por revistas especializadas do setor.

Já a Fispal Tecnologia Nordeste atraiu as indústrias de toda região e reuniu as últimas novidades em processos, embalagens e logística para o segmento alimentício, farmacêutico, químico e cosmético. Entre os produtos e segmentos contemplados nos quatro dias estavam máquinas rotuladoras, automação industrial, etiquetas, logística, pisos industriais, refrigeração, marcação, codificação e matéria-prima e insumos.

Funcionário de uma indústria do ramo alimentício, Paulo Ricardo também ficou satisfeito com as novas tecnologias encontradas para aumentar sua produção. “As novas tecnologias que encontrei vão nos ajudar a diminuir os custos, o que é muito importante neste momento em que vivemos. Assim, também conseguimos aumentar nosso volume de produção”.

Mercado de PET – Um dos produtos mais procurados foi o da indústria de resina PET, que tem grande potencial de expansão na região e contou com a PETtalk NE, Conferência da Indústria do PET, realizada pela ABIPET – Associação Brasileira da Industria Pet. “Agradecemos muito a Informa Exhibitions pelo espaço concedido dentro da Fispal Tecnologia Nordeste, principalmente por estarmos tão próximos do polo industrial de Suape, importante centro dentro do nosso mercado. Só no ano passado foram consumidos mais de 600 mil toneladas de embalagens PET e até 2016 o esperado é que este número aumente em 8%”, afirmou o presidente da Abipet, Auri Marçon.

CICLO DE PALESTRAS – O ciclo de palestras da Fispal Tecnologia Nordeste teve início no dia 3/11, e teve os seguintes temas: O teste de DNA no combate à fraude em alimentos: gerando valor ao produto; Como reduzir custos na indústria com o reuso da água; e Gestão de controle de alergênicos na produção.

Para a Informa Exhibitions, a 13ª edição foi um verdadeiro sucesso. “Este ano tivemos visitantes qualificados, que vieram decididos a realizar negócios, o que resultou na satisfação dos nossos expositores”, afirmou Clelia Iwaki, diretora da marca Fispal.

A 14ª edição das feiras Fispal Tecnologia Nordeste e Fispal Food Service Nordeste já tem data e será de 8 a 11/11 de 2016, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Sobre a Informa Exhibitions: Parte do Informa Group, é uma das mais importantes promotoras de feiras de negócios no Brasil, e a principal promotora de eventos para a cadeia produtiva de alimentos e bebidas da América Latina. Detentora de um portfólio diversificado, atua nos mais variados setores da economia, com marcas que são referência em seus mercados de atuação.

O Informa Group é o maior provedor mundial de informação especializada e serviços para as comunidades acadêmica e científica, profissional e empresarial. O grupo tem sede em Londres e outros 100 escritórios em 40 países, empregando 8.000 funcionários em todo o mundo. As ações do Informa Group estão listadas na Bolsa de Valores de Londres, compondo o índice das 250 maiores companhias (FTSE-250:INF). O Informa Group é hoje o maior organizador de feiras, conferências e treinamentos do mundo com capital aberto, com uma agenda de mais de 12 mil eventos por ano

www.fispalfoodservicenordeste.com.br

www.fispaltecnologianordeste.com.br