Notícias

NEO discute o futuro do emprego para o jovem

De 11 de novembro de 2019 novembro 14th, 2019 Sem comentários

A especialista em gestão de carreira e colunista da Globo News, Sofia Esteves, será uma das palestrantes. O evento espera reunir cerca de 250 empresários 

Numa economia cada vez mais dominada pelo uso de tecnologias, que vão de robôs à inteligência artificial, qual o cenário que estará reservado para os jovens e, em especial, para aqueles que estão se iniciando na carreira profissional? Essa é a provocação que a Aliança NEO, iniciativa internacional liderada na América Latina pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), BID LAB e pela International Youth Foundation, fará aos participantes do fórum, “O JOVEM PARA A EMPRESA  4.0”, que irá acontecer no próximo dia 12 de novembro, no auditório da Fiepe, a partir das 9h. 

O programa NEO Brasil, executado no Estado de Pernambuco, é produto de uma Aliança público-privada coordenada pelo Instituto Aliança e integrada pelas secretarias estaduais de Educação e Esporte – PE, do Trabalho, Emprego e Qualificação, da Mulher, SESI-Unindústria, SENAI-PE, Núcleo de Gestão do Porto Digital, Arcos Dourados e CESAR School, com apoio da Microsoft.

O Evento será enriquecido com a palestra da especialista em gestão de carreira e colunista da Globo News, Sofia Esteves. A partir da sua experiência no mundo corporativo e também como empreendedora social ela fará uma abordagem sobre os desafios para os jovens nesse novo desenho da economia. Sofia é fundadora e presidente do conselho do Grupo Cia de Talentos, que é uma consultoria de educação de carreiras. A empresa promoveu encontros entre mais de 500 empresas e milhões de profissionais ao longo de 31 anos.

Além da conversa com Sofia Esteves, a Aliança NEO Brasil apresentará uma pesquisa sobre a demanda do mercado por profissionais jovens de nível técnico no estado de Pernambuco. O levantamento estudou a demanda do mercado por profissionais jovens de nível técnico no estado de Pernambuco, bem como a percepção desses enquanto empregados. Do ponto de vista quantitativo, foram analisadas as informações da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego, de 2012 a 2017. Também foram realizadas entrevistas com dirigentes e gestores (principalmente da área de recursos humanos) de empresas do comércio, indústria, serviços e tecnologia da informação.

Os destaques do estudo ficarão a cargo de Neylar Vilar, coordenadora do NEO Brasil. “O objetivo da pesquisa foi exatamente diagnosticar as brechas entre as demandas do mercado e a formação dos jovens, visando estimular e promover as mudanças necessárias”, explica.

Além da pesquisa, serão apresentadas as iniciativas inovadoras que o NEO vem implementando para melhorar a empregabilidade dos jovens que se formam nas escolas técnicas, como meio para melhorar suas oportunidades de inserção no mundo do trabalho do futuro. 

Mediado pela jornalista Andrea Trigueiro, serão também discutidos cases de sucesso que ilustram as muitas razões para as empresas 4.0 contratarem jovens técnicos egressos do ensino médio.   

Resultados NEO

Até 2018, com um investimento de US$ 137milhoes, o NEO já transformou o a vida de mais de 380 mil jovens de 12 países da América Latina e Caribe. A iniciativa aumentou a qualidade dos serviços oferecidos por 239 instituições de formação e orientação profissional mediante a implementação de um Sistema Internacional de Qualidade desenvolvido pelo NEO. 

Serviço:

Evento: O Jovem Para a Empresa 4.0

Data: 12 de novembro

Local: Auditório da Fiepe (Av Cruz Cabugá, 767 – Santo Amaro)

Horário: 9h às 12h30

Incrições: gratuitas através do link –  https://www.sympla.com.br/o-jovem-para-a-empresa-40__691153

Deixe um comentário