homepage

Moura leva alunos da rede pública à Europa

De 14 de novembro de 2016 Sem comentários
img_6719

Serão dez dias em Portugal, vivenciando experiências e refazendo os caminhos que a família real e a corte portuguesa.

Vivenciar um intercâmbio cultural de dez dias em Lisboa – Portugal, percorrendo os caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil. Esta é a oportunidade que o Grupo Moura está dando a cem alunos do Ensino Fundamental, que estão em Portugal, participando do ‘Era uma Vez… Brasil’. Este é um projeto de arte-educação voltado para adolescentes do oitavo ano da rede pública municipal de ensino de cinco cidades: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Novo Horizonte (SP), Salvador (BA) e Belo Jardim (PE).

Os alunos estão sendo acompanhados por 5 professores das escolas envolvidas no projeto, além de 7 representantes dos parceiros e 10 da produtora responsável – Origem Produções. O corpo docente foi capacitado para propor a pesquisa sobre história e cultura do Brasil, além de estimular a leitura e o conhecimento mais aprofundado sobre capoeira, teatro, música, história em quadrinhos (HQ) e audiovisual.

Criado pela Origem Produções e com patrocínio da Baterias Moura, o projeto contempla reflexos atuais na história contemporânea. “Pretendemos despertar o lado crítico desses adolescentes para que entendam a sua própria história e passem a ver o seu país sob outra perspectiva. Como Marc Bloch diz ‘a incompreensão do presente nasce fatalmente da ignorância do passado’ e é exatamente isso que o projeto visa mudar”, exalta Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções.

O “Era uma vez Brasil “, baseado no livro homônimo do escritor Laurentino Gomes, foi patrocinado pela Baterias Moura. Em Belo Jardim, cidade do Agreste pernambucano que sedia a matriz da empresa, o Projeto está contemplando 20 estudantes e é realizado pelo Instituto Conceição Moura (ICM) com um trabalho de alto alcance social, voltado ao desenvolvimento de crianças e jovens do município, atuando em três áreas: Educação e Transformação Social, Arte e Cultura e Meio Ambiente.

“O Projeto Era uma Vez o Brasil foi incorporado à programação do Instituto por estar alinhado ao seu propósito maior e ao seu objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública no município”, explica Brenda Braga, coordenadora executiva do Instituto Conceição Moura.

INTERCÂMBIO

Serão dez dias em Lisboa – Portugal, vivenciando experiências e refazendo os caminhos que a família real e a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808. Além das visitas, o grupo de cem adolescentes irá apresentar o curta metragem produzido na segunda etapa do projeto e divulgar o livro de HQs junto às escolas e locais visitados. O intercâmbio terá a participação do escritor Laurentino Gomes, que acompanhará os intercambistas na viagem comentando sobre locais e fatos históricos narrados no livro.

Grupo Moura e Instituto Conceição Moura (ICM)

Com 59 anos e uma capacidade de produção superior a 7 milhões de baterias por ano, atualmente o Grupo Moura possui seis plantas industriais, dois centros técnicos e logísticos avançados e mais de setenta centros de distribuição comercial no Brasil, na Argentina e no Uruguai, além de distribuidores parceiros no Paraguai, atendendo assim todo o Mercosul. Atualmente, é uma das maiores fornecedoras de baterias para a frota de veículos em circulação na América do Sul, conquistando prêmios internacionais de qualidade das montadoras Fiat, Ford, GM, Mercedes-Benz e Volkswagen.

O Instituto Conceição Moura (ICM) é uma organização privada, sem fins lucrativos, idealizada e mantida pelo Grupo Moura, que desenvolve projetos sociais nas áreas de educação e transformação social, meio ambiente e arte e cultura, incentivando o engajamento de crianças, jovens e adultos com vistas ao desenvolvimento de seu potencial e atuação como agentes de transformação social. Esses projetos são realizados em parceria com o poder púbico e organizações privadas que atuam em prol da educação e de mudanças sociais que melhorem a qualidade de vida da população.
Para saber mais sobre o Instituto Conceição Moura e seus projetos, visite:
www.icmoura.org