O Fórum da Propaganda, realizado ontem (1), pela Abap-PE e Sinapro-PE, na TGI, contou com a presença do presidente do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), Caio Barsoti. Ele veio conversar com o mercado local sobre as recentes mudanças em relação a remuneração, entre outros assuntos. A reunião também contou com a presença do presidente da Abap-AL, Hermann Gomes.
O CENP é o órgão de autorregulamentação do mercado publicitário e passou recentemente a tratar plataformas Google e Facebook como meios de comunicação. A classificação estabelece regras comerciais do mercado publicitário em comum acordo entre anunciantes, agências e veículos, abrange agora, em internet, as categorias busca, social, vídeo, áudio, display e outras. Ou seja, inclui as plataformas Google, Facebook, Instagram e YouTube.
Além disso, o presidente aproveitou a oportunidade para falar sobre a mudança aprovada pelo Conselho regulamentando os percentuais do desconto padrão que a agência pode negociar com o anunciante. A partir de 2020, a tabela passa a ter nove faixas de percentual do desconto padrão que pode ser devolvido pela agência ao anunciante
“Tivemos oportunidade de compartilhar e esclarecer muitos temas relacionados ao modelo de negócios na atividade publicitária e sobre o próprio CENP. O Fórum da Propaganda, que a Abap-PE e o Sinapro-PE mantêm há muitos anos, é exemplo de organização que valoriza a publicidade pernambucana e brasileira”, comentou Caio Barsoti.
“O Fórum da Propaganda de Pernambuco prestou um grande serviço ao convidar o presidente do CENP para falar sobre as mais recentes mudanças anunciadas. Ficou clara a importância de estarmos alinhados para o sucesso da implementação das novas medidas”, avaliou Queiroz Filho , vice-presidente da Abap Nacional.
“Essa foi uma excelente oportunidade para quem ainda tinha dúvidas sobre as novas diretrizes do CENP para o mercado”, avaliou Marcel Andrade, presidente da ABAP-PE. O Fórum da Propaganda é um encontro mensal que acontece desde 2003, promovido pelas duas entidades e que reúne representantes das agências de propaganda do estado para debater assuntos de interesse do segmento.