homepage

Tulasi traz comodidade e qualidade para consumidor de orgânicos

IMG_20161029_082115954 (1)

Os alimentos orgânicos são cada vez mais procurados por quem deseja manter uma alimentação saudável e se preocupa com a saúde do próprio corpo e do meio ambiente. A atividade com orgânicos, no entanto, vai muito além: inclui, por exemplo, relações justas e transparentes de comercialização. É a partir desse conceito que começa a funcionar o Tulasi, serviço online que fará entregas de orgânicos em domicílio nos principais bairros do Recife, Olinda e Jaboatão.

Pelo site www.tulasiorganicos.com.br, o cliente poderá escolher produtos como verduras, legumes, frutas, raízes e tubérculos (batata doce, macaxeira etc.). Também estão nas gôndolas virtuais uma grande variedade de cereais, farinhas e derivados, carnes, ovos e leite, num total de mais de 200 itens. O cardápio acolhe também quem adota uma alimentação sem glúten, lactose ou açúcar. Além de itens de alimentação, há produtos de higiene pessoal, aromaterapia (sem insumos químicos) e utensílios para o lar. A loja online conta também com um blog, o “Mundo Tulasi”, atualizado frequentemente com receitas, dicas e notícias relativas ao meio ambiente, à saúde e ao bem-estar.

O Tulasi chega com uma rede própria de fornecedores cuja produção orgânica é certificada pelo Instituto Biodinâmico (IBD), maior certificadora da América Latina e a única certificadora brasileira de produtos orgânicos com credenciamento IFOAM (International Foundation for Organic Agriculture). “Fazemos questão de cuidar de todo o processo. Mais do que fornecedores, esses agricultores são nossos parceiros. Acompanhamos o cultivo com um engenheiro agrônomo, que os visita semanalmente”, detalha Renata Nascimento, sócia da empresa. “Tanto quanto levar às famílias bons produtos, queremos levar também a esses agricultores o reconhecimento”, complementa.

Ela reforça que é importante difundir e disseminar a cultura da agroecologia familiar orgânica por ser a melhor saída tanto social quanto ambientalmente na construção de um mundo sustentável.

O Tulasi – cujo nome faz referência a um tipo de manjericão sagrado na Índia, reverenciado como um elixir sagrado da vida – está chegando para fazer a ponte entre os agricultores familiares locais e o consumidor final. Além do serviço online, há ainda o ambiente físico de convivência, que fica no bairro das Graças, onde acontecem aulas de ioga, workshops, oficinas e feirinhas de orgânicos.

MEIO AMBIENTE – Renata Nascimento reforça que no Tulasi há uma forte preocupação com o meio ambiente. “Nos dedicamos a transformar a paisagem agrícola, ampliando sempre a biodiversidade, contribuindo para a formação de uma fauna e flora ricas, que é o que mantém também rico o solo. Fazemos isso a partir dos sistemas agroflorestais, que são inspirados na lógica da natureza, criando variedade biológica, fertilização do solo, gerando acúmulo de água, contribuindo para a manutenção de todo o ecossistema. Esse é um modelo econômico socialmente justo, ambientalmente sustentável e economicamente viável”, detalha.

MERCADO – No Brasil, o consumo de produtos orgânicos vem registrando, nos últimos anos, um crescimento de 20% e já responde por um faturamento de R$ 2,5 bilhões (2015), segundo dados da Organics Brasil, programa criado a partir de uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e que hoje reúne mais de 70 empresas em todo o país. A expectativa é que, mesmo com a crise, o crescimento do setor passe para 30% anualmente.

De acordo com o Ministério da Agricultura, entre janeiro de 2014 e janeiro de 2015, a quantidade de agricultores que optaram pela produção orgânica passou de 6.719 para 10.194, um aumento de cerca de 51,7%. As regiões onde há mais produtores orgânicos são o Nordeste, com pouco mais de 4 mil, seguido do Sul (2.865) e Sudeste (2.333). A expansão do mercado demonstra o aumento da consciência de um consumidor mais exigente com o que coloca no prato. Os custos adicionais, como a certificação, e necessidade de qualificação da mão de obra, explicam a diferença dos preços dos orgânicos em relação aos produtos tradicionais.

Serviço:

Tulasi Mercado Orgânico – (www.tulasiorganicos.com.br)

Local: Rua das Graças, 178 – Graças – Recife/PE

Informações: 81 3072-8212