homepage

Guararapes e Lixiki juntos pelo meio ambiente

De 1 de junho de 2015 Sem comentários

DSC_2754Em comemoração ao dia dedicado a preservação, parceria promove semana de oficinas no mall

Para comemorar o Dia do Meio Ambiente (05/06) o Shopping Guararapes preparou uma semana inteira (01/06 a 07/06) com atividades ligadas a preservação da natureza e reutilização de resíduos. Em parceria com a Lixiki, o mall montou uma estrutura especial na Praça de Eventos, que contará com informações e oficinas com reciclados.

A ideia é conscientizar as pessoas sobre a importância da destinação dos resíduos sólidos e ensiná-las formas de dar vida ao que, antes, era lixo. Para isso, o pessoal da Lixiki ministrará oficinas diárias, das 15h às 19h com materiais reciclados, tendo a garrafa PET como pano de fundo. Entre os objetos decorativos estão bolas, vasinhos e flores, que também estarão expostos no espaço.

Além de realizar oficinas o Shopping também está agendando visitas para seu Espaço de Educação Ambiental Semeando o Futuro durante toda a semana. Para as escolas e pessoas que tiverem interesse, basta ligar no 2122.2284 (no horário das 13h às 18h) ou pelo e-mail institutopero@shopping-guararapes.com.br e agendar. Mais de 300 alunos já estão com visita confirmada nos próximos dias!

Confira a programação das oficinas:

01/06 = Oficina de Bolas de PET (dois modelos) ; 02/06 = Oficinas de Bola de PET e Lixicleta (cápsula para guardar objetos na bicicleta); 03/06 = Oficinas Lixicleta e Mutuca (corneta de PET); 04/06 = Oficinas Mutuca e Vasinho de PET; 05/06 = Oficinas Vasinho de PET e Flores de PET; 06/06 = Oficinas Flores de PET e PeixePET; 07/06 = Oficinas PeixePET e Vai e vem

Ações – Além da comemoração pela Semana do Meio Ambiente o Shopping Guararapes mantém ações permanentes de preservação e reaproveitamento. Confira as principais:

Espaço Semeando o Futuro
O Shopping inaugurou este ano o Espaço de Educação Ambiental Semeando o Futuro. Criado para ser uma nova sala de aula para escolas públicas e privadas da Região Metropolitana do Recife, o local abriga espécies nativas dos biomas do Estado, do Litoral ao Sertão. O espaço é o primeiro do tipo no Nordeste dentro de um shopping center. Há no local representações de mais de oito tipos de vegetação, entre as espécies selecionadas estão o Pau Ferro e Visgueiro, encontrados nos fragmentos de Mata Atlântica de cidades litorâneas, bem como espécies como Ingá, Jatobá, Macaúba, Juazeiro, Cajueiro, Pitombeiro e, como representantes do Sertão, o Mandacaru, a Macambira, Catingueira, entre outros.

Conservação de Energia
Desde 2005, o Guararapes produz sua própria energia nos horários de pico utilizando um gerador. O projeto também permite o aproveitamento da luz natural para iluminação do mall durante o dia, já que 70% da parte coberta é de vidro. Esse diferencial possibilita uma economia de 30% no consumo.

Tratamento de Efluentes
O Guararapes foi o primeiro shopping pernambucano a possuir uma estação de tratamento de efluentes. Hoje, 100% do esgoto produzido pelo Shopping é tratado, reduzindo o impacto da emissão de dejetos no meio ambiente.

Coleta Seletiva
Vinte coletores – dez para lixo inorgânico (reciclável) e dez para lixo orgânico – foram espalhados em pontos estratégicos, incluindo a Praça de Alimentação. Todo o lixo deposito nestes coletores são levados para a Central de Reciclados, localizado no próprio Shopping, para ser realizada a separação dos materiais.

Coleta Seletiva de Óleo
O óleo de cozinha produzido pelas operações de alimentação do Guararapes passou a ser recolhido para fins de reaproveitamento, em uma parceria com a indústria ASA.

Além de colaborar na diminuição dos impactos ao meio ambiente, a ação também beneficia a comunidade de outra forma. Parte do valor obtido com o óleo é revertida ao IMIP – Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira, entidade referência no atendimento materno-infantil na região. São recolhidos uma média de 550 litros de óleo por mês.

Coleta Seletiva de Resíduos Tecnológicos
O Shopping Guararapes mantém coletores para recolhimento de pilhas, baterias e outros resíduos tecnológicos, os chamados Papa-Pilhas. A ideia dos Papa-Pilhas é para que o público possa dar um destino ecologicamente correto a estes materiais que, descartados no lixo comum, poluem e causam sérios danos ao meio ambiente. São 70 quilos de materiais recolhidos mensalmente.

Coleta de Jornais e Revistas
Cliente, funcionários e lojistas podem descartar jornais e revistas velhas em um coletor especial, instalado próximo à Praça de Eventos, ao lado do coletor de pilhas e baterias usadas. O material recolhido é encaminhado para a cooperativa PRO-Recife, beneficiando dezenas de catadores.